Onde encontrar os seus primeiros coaches e mentorados?

É muito comum vermos profissionais investirem milhares de reais em várias formações de coaching e, ainda assim, não saberem identificar onde estão os seus primeiros coachees. A cada minuto que passa, há uma nova chance de mudar tudo! Você está atento?

É também muito comum ouvirmos pessoas que reclamam de tudo o tempo todo. Os Coaches ativos de plantão estão sempre atentos a tudo a sua volta e jamais perdem uma chance, por mínima que seja de perceber o filão de oportunidades de ouro que lhes surgem a cada momento.

É mesmo como uma mina de ouro. Para se chegar ao veio das grandes pepitas há que se cavar, garimpar, se envolver. Mas como dar os primeiros passos? É mesmo simples quando se tem clara a missão de ser coach. Sabendo-se que é uma atividade em que se pode ajudar as pessoas a vencerem os seus desafios, por que não aproveitar as suas queixas para apresentar-lhes o coaching como uma potencial solução para as suas dores?

Eu proponho um desafio ao querido leitor desse modesto artigo: Para todas as pessoas de quem você ouvir queixas crie e aplique uma abordagem simples e objetiva para iniciar a conversa que pode te levar a ajudar os outros e ainda ser remunerado como coach. Algo como: Você sabia que existem profissionais que podem te ajudar nessa questão? E aí você pode descrever o seu papel de coach e a conversa passa a ficar mais interessante para ambos os lados. Para o seu potencial coachee, mentorado e para você.

Mapeando os clientes que tenho e que já passaram por processos de coaching e mentoria comigo, muitos foram conquistados dessa forma. Dessa abordagem decorre uma série de benefícios: conhecer novos Coaches, participar de grupos de estudos, formar parcerias de negócios.

Então! Olhe ao seu lado. Esteja atento. O que você enxerga? Mas e se a pessoa estiver falando que está tudo bem? Será que não seria uma nova oportunidade de ela melhorar mais ainda? Seja coach vinte e quatro horas por dia e você estará dando a sua cota de participação na construção de um mundo melhor.

Antonio de Sousa
Business – Executive Coach