Carreira com longevidade e propósito

Muito tem-se falado sobre longevidade e qualidade de vida. O que no passado se resumia a cuidar do “pé de meia” para a tão esperada aposentadoria, hoje é encarado como uma verdadeira preparação para novos tempos. O aumento da expectativa de vida tem nos levado aos 80, 90 e até 100 anos, pensar em parar de trabalhar ficou definitivamente longe de ser algo que normalmente se considere na casa dos 45 ou 50. Temos sede de continuar aprendendo, produzindo e contribuindo, queremos que o trabalho continue sendo parte fundamental das nossas rotinas.

O que fazer então quando sentimos que o ciclo de trabalho atual está chegando ao fim? Como se reinventar neste mundo competitivo, acelerado e cheio de mudanças? O que fazer para continuar produzindo mas de maneira já não tão intensa, permitindo uma maturidade mais tranquila, com menos horas de trabalho e sem tanta pressão?

Tenho vivido isso na pele e, como tantos outros profissionais na casa dos 40 anos, me questiono sobre onde apostar minhas fichas. Um dos maiores desafios tem sido exatamente conciliar a rotina frenética de quem ainda atua no mundo corporativo com o tempo de dedicação para a construção do Plano ‘B’. Ampliar o networking, buscar o suporte de profissionais com o mesmo propósito e aprender sobre o mundo do trabalho consultivo tem sido para mim a porta de entrada para entender e avaliar possibilidades de transição. Para quem atua no “conforto” do escritório corporativo nem sempre é fácil enxergar caminhos para começar a colher frutos através de uma modalidade de trabalho mais independente, que reflita no que eu sei e gosto de fazer, e que possa se transformar num dos melhores momentos profissionais da minha vida!

Ainda tenho um longo caminho a percorrer mas já entendi que a atividade profissional do meu futuro (próximo!) tem que ser exatamente assim, cheia de missão, valor e propósito!

Que possamos fazer diferente, unir a experiência, a bagagem profissional e a sede de aprendizado ao propósito de fazer o que nos apaixona, de um jeito único e de encontro aos melhores anos da bonita longevidade.

 

CARI-Paulo Mauricio Mello
iBluemaster – Mentor iBluezone
Marketing e Emprendedorismo.